fbpx

7 boas razões para você começar a usar o WordPress hoje mesmo

Que o WordPress é o gerenciador de conteúdo mais usado no mundo, muita gente já sabe. Desde o início, a sua proposta era simplificar o uso das ferramentas de gerenciamento e também de desenvolvimento na construção dos sites, popularizando o acesso de pequenas e médias empresas à páginas de boa qualidade, viabilizando o crescimento da internet. Mas você sabe os principais motivos que fazem o WordPress tão amado por quem trabalha com desenvolvimento de sites e por editores de conteúdo? Descubra nesse artigo e comece a usar hoje mesmo!

Ilustração de homem abrindo a camisa com a logo do WordPress nela.

1. Ele se adapta ao que você precisa

Até hoje existe o estigma de que o WordPress só serve para fazer blog. E isso tem uma explicação. De fato, durante muitos anos essa era a sua principal aplicação mas com o desenvolvimento da ferramenta e suas diversas atualizações isso caiu por terra. Conheça abaixo os tipos de sites que você pode criar com o WordPress:

  • Sites e-commerce
  • Websites de negócios
  • Portfólios
  • Fóruns
  • Blogs
  • Websites de classificações
  • Sites de adesão
  • Módulos de eLearning
  • Salas de bate-papo
  • Galerias
  • Sites pessoais para autopromoção
  • Anúncios de emprego
  • Diretórios de empresas
  • Sites de perguntas e respostas como o Quora
  • Sites sem fins lucrativos para recolher donativos
  • Wikis e bases de conhecimento
  • Sites focados em mídia, como o YouTube

Apesar de simples, ao mesmo tempo a plataforma é robusta, sua interface é intuitiva e amigável, e por isso, com algum conhecimento de design e programação é possível criar de portais à lojas virtuais com muita qualidade.

2. O Software é Gratuito e Open Source

O WordPress é baixado de forma gratuita por qualquer pessoa. Ele é um projeto open source que significa que é desenvolvido por vários colaboradores, o que facilita muito o seu uso e aprendizado. Você habitualmente consegue encontrar plugins e temas gratuitos, mas os pagos geralmente oferecem os melhores recursos e um suporte com qualidade melhor.

3. É bem fácil de aprender e a sua comunidade é grande

Por ser um software open source como acabamos de falar, o WordPress pode ser usado por qualquer pessoa pela facilidade de aprender graças a uma comunidade engajada em trocar conhecimento.

É grande o número de recursos que existem para que você saiba mais sobre o WordPress ou ter uma resposta rápida para perguntas relacionadas com o seu desenvolvimento.

4. Suporta Vários Tipos de Mídia

Computador aberto mostrando códigos de programação

Imagens, documentos, áudio, vídeo. 

É muito raro o wordpress não aceitar um tipo de mídia. Arquivos como  .jpg, .png, .gif .pdf, .doc, .pptx, .mp3, .m4a, .mp4, .mov, .wmv, .avi são aceitos facilmente. Também não terá problemas com tipos de arquivos mais obscuros como .odt, .key, .ogg e .3gp.

Mesmo para os SVGs que não são permitidos, existem boas soluções que contornam essa situação. Vale lembrar que todos devemos seguir as regras de uso apenas de mídias de utilização legal que seja de propriedade particular, ou que esteja disponível para download gratuito ou utilizável quando é dado o crédito devido.

5. Você tem o controle do seu site

Se você pesquisar por plataformas de criação de sites, muitos resultados irão aparecer. WIX, Squarespace, Joomla, Magento, Shopify, Weebly, Jimdo. Todas essas ferramentas são boas para criar sites, mas aqueles que não têm código open source, limitam o seu controle aos recursos do pacote premium e isso fará com o que você fique com algumas limitações no desenvolvimento.

6. O SEO está em primeiro lugar

pesquisa pelo significado de SEO em tamanho aumentado

O WordPress é conhecido por ter o SEO embutido na sua plataforma. Isso porque ele foi desenvolvido seguindo boas práticas de desenvolvimento como acessibilidade, possui um editor de HTML que gera menos impurezas no código e outros detalhes técnicos que somados fazem total diferença. Isso permite que os mecanismos de busca tomem conhecimento sobre o seu conteúdo, e isso fará com que o site seja indexado mais facilmente e possivelmente subirá no ranking. 

7. Simplesmente porque todo mundo usa e ama o WordPress

Claro! Não é porque todos estão usando que você vai usar também…mas o WordPress já mais do que comprovou sua qualidade várias vezes. Seu desempenho, capacidade e flexibilidade fora a facilidade de uso atestam isso muito bem. Então arrisque também! Com certeza existe uma razão pela qual 30% de todos os sites usam WordPress.

Os motivos pelos quais você deve construir o seu site na plataforma WordPress, como podem ver, são vários. Pelo menos até agora, essa é a plataforma mais flexível e fácil de usar na criação de sites. Você ficou com alguma dúvida relacionada aos benefícios do WordPress?

Deixe um comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on google